segunda-feira, 25 de junho de 2012

Um Atelier reciclado! Você Topa?

Outro dia desses organizando nosso material.. refleti o quanto é importante criar estratégias práticas, bonitas e baratas de conservar o material de um atelier. Todo mundo que trabalha com arte sabe que não é fácil! Mas necessário! A primeira dificuldade surge com a própria personalidade dos artistas, geralmente são pessoas um pouco temperamentais, que têm "surtos" criativos, imaginação para dar e até vender.. contudo.. entretanto.. porém.. correm o risco da falta de planejamento e organização. 

De quando em quando, precisamos catalogar nosso material.. isso mesmo.. aquele monte de pedacinho de papel que pode virar origami, o botão que vira detalhe em uma peça nova, fitas e mais fitas.

O artista da pós-modernidade precisa sobretudo trabalhar o conceito da sustentabilidade em micro e macro escala.. este é um desafio imenso. Uma luta particular contra o consumismo em uma época de oferta de tantos materiais novos no mercado. Enquanto vos escrevo, também me incluo nesta mudança de mentalidade.

O novo me atrai! Quanto mais coisas novas, melhor. Lugares a conhecer, mais emoção. Pessoas a conquistar, um desafio ímpar. Só não posso esquecer de tornar sempre novo o que já tenho. Esta é a maior das inteligências. É neste momento que nasce o maior dos artistas. A meta imprescindível nos século XXI.


Confira algumas sugestões de como otimizar seu atelier de uma forma mais sustentável.















Por Clarissa Benac.